Harmonização de Queijos e Cerveja
Aos poucos, as cervejas artesanais vêm conquistando o coração dos brasileiros e ganhando novas alternativas de harmonização.
Uma ideia nova e deliciosa é degustá-las com queijos, cujas diferentes texturas e sabores resultam em uma experiência gastronômica imperdível.
A Barbosa e Marques, empresa centenária fabricante dos produtos REGINA, reuniu algumas dicas de harmonização. Confira!
Queijo Minas
Escolha entre Minas Padrão ou Quartirolo para harmonizar com cervejas de baixo corpo e amargor assertivo, como as Helles Alemãs e as Pilsners Tchecas.
Queijos de Fungo Branco
Queijos maturados com fungo branco, como o Brie são untuosos e saborosos. A combinação perfeita fica a cargo das cervejas de trigo Belgas (Witbier) ou Alemãs (Weissbier). O dulçor da bebida e seu leve amargor junto a untuosidade dos queijos é uma excelente aposta. Outra opção são as cervejas frutadas e ácidas.
Queijos semi-macios
A combinação entre queijos semi-macios, como Colonial e cervejas carameladas como a Pale Ales, tanto americanas como inglesas, devido a seu presente amargor.
Queijos curados
Queijos curados, com sabores mais intensos, como o Reino, pedem cervejas também mais intensas. As India Pale Ales, com seu amargor intenso trabalham muito bem com a gordura do queijo, ajudando a limpar o palato. E as belgas como Saison e Tripel, têm sabores similares aos dos queijos, possuem potência para limpar o palato e ainda complementam a harmonização com os
seus aromas.
Queijos fungo azul
Queijos de fungo azul, como Gorgonzola são muito potentes em aromas e sabores.
Para acompanhá-los a melhor opção são cervejas também potentes e com dulçor residual para equilibrar com o salgado do queijo, como a Stout.
Dicas para uma boa harmonização
Os queijos devem ser servidos preferencialmente na temperatura ambiente;
Se a degustação ocorrer com diferentes tipos de cerveja, é interessante escolher queijos variados e colocá-los em recipientes separados;
A degustação deve ocorrer do mais suave para o mais forte.